domingo, dezembro 23, 2007

o futuro por adivinhar...

em “odisseia no espaço 2001” do kubrick o novo milénio surgia como algo bastante longínquo que mesmo com os fracos efeitos especiais da altura parecia que o urbanismo do futuro seria algo quas impensável, tanto nesse como noutros filmes que abordam a temática do futuro toda a realidade é bastante diferente da nossa que já ultrapassados sete anos depois do mítico 2001 (e oito do também mitico 2000) a realidade que existe não se aproxima minimamente da realidade criada na ficção quer literária quer cinematográfica. Na verdade tudo permanece numa confusão continua e cada vez mais proeminente no seio das grandes urbes que se vão destacando cada vez mais nos mapas, não pelos feitos mas a nivel populacional. O mundo avança em direcção ao desconhecido e com ele todos nós que vamos arrastados nesta torrente de passos evolutivos que se tentam dar em prol de conseguir algo parecido com o futuro que todos imaginamos quando eramos pequenos.

não há naves como carros, não há comunicação telepática, não há teletransportação e quase todas as teorias permanecem quase iguais. há vários protótipos de tentemativas para nos aproximarmos áquilo que o futuro tantas vezes nos prometeu.

No final somos os mesmos humanos, com as mesmas questões e os problemas não diferem dos do passado, alteram-se alguns, alteram-se os objectos problemáticos e as decadas, todas elas, marcaram por alguma diferença enquanto que actualmente vivemos numa espécie de apatia em que nada de importante acontece, ou pelo menos assim parece....

Sem comentários:

Seguidores